
Businessman pointing his finger to a growth graph
O presidente da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos, deputado Vitor Lippi (PSDB-SP) concedeu entrevista à TV FPMAQ e fez um balanço dos trabalhos legislativos de Câmara e Senado. Lippi considera o ano de 2023 muito positivo, haja vista que o Congresso Nacional conseguiu aprovar a Reforma Tributária após quase 40 anos de discussões. No entanto, as discussões não se encerram com a promulgação da Emenda Constitucional 132, que as alterações do sistema tributário serão complementadas com leis complementares e uma série de mecanismos de transição do atual modelo para o novo.
O presidente da FPMAQ ainda citou a derrubada dos vetos da desoneração da folha de pagamentos como ponto alto de 2023, mas salientou que este trabalho não se encerra, já que o governo federal deve judicializar a questão no Supremo Tribunal Federal (STF).
Para o próximo ano, Lippi acredita que temas como controle da inflação, redução da taxa de juros e a redução do risco Brasil seguirão em alta. Como desafios a serem enfrentados, Lippi citou a discussão de uma nova lei para regulamentar as PPPs, e os esforços para avançar em conectividade (5G) e na qualificação da mão-de-obra.